O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA!

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de relembrar a salvação em Cristo através da morte e ressurreição de Jesus. 
Do hebraico, pessach. Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.

PÁSCOA JUDAICA (simbólica)
ELEMENTOS: cordeiro, pães asmos e ervas amargas.
Disse o Senhor a Moisés: dizei a toda congregação de Israel: aos dez deste mês tome cada homem um cordeiro para sua família, um cordeiro para cada casa... sem defeito, macho de um ano...toda congregação de Israel o matará ao crepúsculo...tomarão do sangue e porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. Naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos e ervas amargas... Comereis apressadamente, esta é a páscoa do Senhor... Passarei pela terra do Egito e ferirei todos os primogênitos da terra do Egito...Eu Sou o Senhor.
O sangue vos será por sinal nas casas... não haverá entre vós praga destruidora quando eu ferir a terra do Egito.  (Êxodo 12).
O povo de Israel estava no cativeiro egípcio, por 400 anos, quando finalmente, Deus enviou Moisés para libertá-los de Faraó. (tirano)
Essa libertação aconteceu através do juízo de Deus na forma das 10 pragas, sobre o Egito.
Na ultima praga, (a morte dos primogênitos) foi requerido o sacrifício de um cordeiro por aquele que desejasse escapar daquela terra amaldiçoada.
O povo foi libertado (passou) do cativeiro, e partiu para a terra prometida.
Esse evento deveria ser comemorado para sempre pelos judeus, com a refeição da páscoa.
“Esse dia vos será por memorial... quando vossos filhos perguntarem: que rito é este? Responderás: é o sacrifício da páscoa do Senhor,... quando feriu os egípcios e livrou nossas casas”.
Êxodo 12
Mas essa páscoa era apenas uma ilustração da verdadeira páscoa em que Cristo é o Cordeiro sacrificado por Deus para a salvação dos que crêem.
Hoje, milhares de judeus, ainda comemoram a páscoa dada por Deus a Moisés, por não acreditarem que Cristo é o “Cordeiro de Deus’’ que veio ao mundo.

PÁSCOA CRISTÃ (realidade)
Assim como o povo de Israel foi liberto da escravidão do Egito pela morte de um cordeiro, assim também a páscoa cristã comemora a libertação (passagem) do pecado e da condenação divina, para a vida eterna, através do verdadeiro “cordeiro de Deus”.
“Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha”(1 Co 11:26)
Na ceia nós celebramos o cordeiro pascal, sua morte e ressurreição, com os dois elementos: pão e vinho.
“Pois também Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado”. (1 Co 5:7)
A páscoa cristã foi algo novo inaugurado por Jesus a ser comemorado por todos os que crêem nele, em memória do seu corpo partido e do seu sangue derramado.
Jesus Cristo é o verdadeiro "cordeiro da Páscoa" que foi morto para salvar o mundo, ressuscitou, ao terceiro dia, e subiu aos céus.
João, viu no céu, "um cordeiro como tendo sido morto" (Ap 5:5-6) e assentado no trono do Deus Altíssimo. (Ap. 22:1-3)
Então, o que nos resta fazer nesta páscoa?
Somente podemos nos prostrar maravilhados e gratos, porque um dia iremos nos juntar a milhares de irmãos de todas as nações, e em volta do trono, cantaremos a canção eterna: “Digno é o Cordeiro de Deus”... (Ap. 5:12). Amém.

FALSA PÁSCOA (fantasia)
Símbolos principais: COELHO, OVO DE CHOCOLATE...
Estes símbolos foram adotados pela igreja católica romana a muito tempo atrás. E hoje o comércio os tem como principais símbolos da páscoa, faturando enormes quantias, à custa de lindos coelhinhos e uma imensa variedade de ovos de chocolate.
A falsa páscoa só serve para divertimento; enquanto a verdadeira tem um real significado.
O animal da falsa páscoa é um coelho, e muitas pessoas se divertem, vestindo-se de coelhos ou presenteando coelhinhos.
Os coelhinhos foram escolhidos para ser um símbolo da páscoa, por sua capacidade de se reproduzirem em grandes ninhadas. Simbolizando a fertilidade e a vida que se multiplica.
Quando chega a páscoa, as lojas ficam cheias de ovos de chocolate, e muitas pessoas compram e comem esses ovos de chocolate para comemorar a páscoa.
Os ovos foram escolhidos para ser símbolo da páscoa, por simbolizarem o nascimento. Saída de um “mundo”, para outro “mundo”.
Muitas pessoas aproveitam o feriado de páscoa, para descansar ou se divertir, sem nem saber o que essa festa representa, muitos nem sequer lembram do salvador Jesus.

Fonte: http://salinhaebd.blogspot.com.br/p/capacitacao.html
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.