A Cobra Preta que Mama! É Mito ou Realidade?

Segundo as pessoas mais velhas, existe sim a cobra que mama. A historia conta que essas cobras pretas, durante a noite procuram mulheres que estão em fase de amamentação.
Segue o causo! “Cobra que mama”
Relato: “Uma serpente, de aproximadamente 8 metros, entra na casa de uma mulher, que deu a luz a poucos meses e ainda amamenta a criança. Essa cobra só entra de noite, enquanto a mãe dorme com a criança no colo. Com a cauda, a cobra tapa a boca da criança, para que a mesma não chore, e vai a procura do seio da mãe a fim de tomar o leite. A mãe adormecida, pensa que é a criança que esta mamando e não se dá ao trabalho de de se levantar. Passado algumas semanas a mãe começa a perceber que o filho está desnutrido e não sabe por que pela manhã seu filho chora de fome se foi amamentado durante a noite. Essa rotina segue pordias, até que em uma noite o marido, chegando de viagem, se depara com a cena e mata a cobra a pauladas. Ao esmagar a cobra, o leite que a mesma ingeriu se espalha pelo piso, mostrando que a cobra estava a mamar a muito tempo.” 
Verdade: 
Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação. A dentição, a língua e a estrutura da boca das cobras não permite o ato da sucção. Por essas razões seus instintos não fazem ir a procura do leite. 
As cobras possuem uma camada de tecido adiposo (gordura) entre os músculos e a pele, camada essa que serve de reserva de energia. Essa camada é esbranquiçada, muito semelhante ao leite coalhado. 
A lenda surgiu a muitos anos quando um homem ao chegar na sua casa vê uma cobra ao lado da cama de sua esposa que a pouco tempo havia dado a luz e ainda amamentava a criança. Matando a cobra com uma madeira, o pai viu se espalhando pelo assoalho a camada de gordura presente no corpo da serpente. Ao ver aquilo acredita que seja o leite bebido pela cobra, que coalhou no corpo dela. Associando esse fato a desnutrição da criança, chegou-se a conclusão de que a cobra estava bebendo o leite materno todas as noites.
A serpente Pseudoboa nigra (Família Dipsadidae) mais conhecida como muçurana ou cobra preta foi descrita pelo pesquisador Vital Brasil. É uma espécie ofiófaga, ou seja, se alimenta de outras serpentes. Portanto, é capaz de resistir ao veneno de serpentes como jararacas (Bothrops) e cascavéis (Crotalus), contudo não possui resistência para o veneno das corais (Micrurus) isto provavelmente pela forte ação neurotóxica.
Ao nascer a Pseudoboa nigra apresenta coloração avermelhada com a cabeça preta, mas ao decorrer do amadurecimento do animal vai mudando a coloração, o que serve como uma das bases de uma lenda bastante conhecida.
Quem já não ouviu falar que algumas mulheres em fase de amamentação dizem que enquanto dormiam, a serpente se aproximava e introduzia sua cauda na boca do bebê, para que este não chorasse, se aproveitando para mamar no seio da mulher, conforme a serpente ingeria o leite sua coloração ficaria esbranquiçada.
Alguns visitantes do NUROF-UFC afirmam (com testemunhos) que as crenças na lenda tem forte apelo e que algumas mulheres gestantes, ao verem uma muçurana, só conseguem ter sossego após o animal ser morto, com medo de que ele venha a “beber” seu leite materno. Não podemos esquecer de algumas características biológicas marcantes dessas serpentes como por exemplo: as serpentes não apresentam a enzima lactase para digerir o leite, além do mais nenhuma serpente é dotada das adaptações no crânio necessárias para realizar a sucção como fazem os bebês humanos (e de outros mamíferos).
Como e por que o leite provocaria a mudança na cor da pele da cobra? Conhece alguém que ganhou alguma manchinha branca por gostar de leite? O fato de algumas muçuranas possuírem coloração branca é devido ao albinismo que ocorre em alguns animais, não estando ligado à quantidade de leite ingerido.
Os mitos e lendas são testemunhos culturais ricos e não se sabe ao certo onde e por que surgiram da forma como ouvimos atualmente. Não se esqueça de pesquisar e conhecer a biologia do animal e a cultura de cada região, somente assim poderá compreender algumas raízes que cercam esses pensamentos!
Fonte: http://blogdonurof.wordpress.com
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

53 comentários:

Marília Maciel disse...

Legal encontrar essa história aqui. Cresci ouvindo coisas parecidas. Embora eu saiba que é lenda, me pergunto qual possível comportamento desta serpente levou a essa crença?
Aqui vai um causo sobre a cobra siri: opapafigo.blogspot.com.br/2016/05/u-mcauso-bastante-intrigante-e-o-da_15.html

Jhany Albuquerque disse...

Acabou de acontecer com minha irmã, sorte dela que mataram a cobra antes dela sugar o leite. O acontecido foi na localidade de Quixaramubim CE.

Jhany Albuquerque disse...

Acabou de acontecer com minha irmã, sorte dela que mataram a cobra antes dela sugar o leite. O acontecido foi na localidade de Quixaramubim CE.

Marília Maciel disse...

Oi Jhany, por favor dê mais detalhes sobre o ocorrido com sua mãe. Como foi que aconteceu?

Leonardo Cassiano disse...

A história não é lenda, pelo que fala é pq não te aconteceu e espero que não aconteça, já houve um caso com minha prima mais a cobra não mamou por conta dos 3 cachorros dela que viram e começaram a latir, a cobra vinha por uma cortina não desceu porque se intimidou com os cachorros

sonia yamane disse...

Fiz uma pesquisa, porque minha mãe que tem 91 anos ainda hoje contou novamente a historia da cobra que sua mãe contava quando ela ainda era pequena , da cobra que vinha mamar na mulher que estava amamentando, acredito que seja lenda.

Wendell Sabino disse...

Essa foi boa, cobra mamadora kkkkk

Wendell Sabino disse...

Essa foi boa, cobra mamadora kkkkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Janiele disse...

Minha mãe diz q é verdade pós quando eu era bebê ela disse q aconteceu com ela uma cobra veio mamar nela mas sorte q meu pai viu e mato ela antes

Bruna Janiele disse...

Minha mãe diz q é verdade pós quando eu era bebê ela disse q aconteceu com ela uma cobra veio mamar nela mas sorte q meu pai viu e mato ela antes

Anônimo disse...

Ouvi essa história fui pesquisa pra ver se era verdade alguém me esprica por favor

Antonio Carlos Junior disse...

Muçurana é a cobra do bemmmmm !!! Nos livra de serpentes perigosas como jararacas e cascavéis e esse povo imbecil mata um animal desses por TOTAL IGNORANCIA. quem mata uma muçurana merece tomar uma surra de gato morto até o gato miar pra deixar de ser idiota.

Lukas saraiva disse...

Eu ia pra casa da minha ficante tds os dias entre 1 e 2 da manha e tds os dias q eu estava indo para a casa dela eu via essa serpente saindo d um patio para a rua eu comentei cm ela e cm uns amigos e eles n acreditaram ate q um dia ela veio me encontrar junto da irma mais velha dela e elas tmb viram essa cobra n sei oque fazer moro em butia rio grande do sul e nao e mentira essa serpente sai de uma casa de madeira perto do bar tropical n acreditam venham ver so digo uma coisa n e mentira isso e real.

Unknown disse...

Sim não é mito e mais pura verdade no interior em que eu maravilhoso acoteceu com uma prima em 2007 afirmo que é verdade

Pablo Herisson Brandão disse...

Sim não é mito e mais pura verdade no interior em que eu maravilhoso acoteceu com uma prima em 2007 afirmo que é verdade

Julinha play disse...

E verdade jente essa cobra existe meu primo q mora em Curitiba viu uma indo pra casa de uma mulher ele pegou a foice e matou a cobra cuidado em Curitiba também tem essas cobras

Julinha play disse...

E verdade jente essa cobra existe meu primo q mora em Curitiba viu uma indo pra casa de uma mulher ele pegou a foice e matou a cobra cuidado em Curitiba também tem essas cobras

Milena Sousa disse...

E vdd aconteceu com minha prima no São joaquim do monte aqui em Pernambuco

Anônimo disse...

Todo mundo diz ter visto a cobra, mas ninguém diz q viu ela mamando, da próxima vez filma e posta pra gente ver kkkk isso nao passa de um mito

Anônimo disse...

Gente vim pesquisar
Pq estou gravida de 2 meses e a dois dias atraz essa cobra veio min visita, imagina o medo, eu estava deita e derrepete algo estranho em minha costa quando olho uma cobra enorme toda preta fiquei com muito medo de perde meu bebezinho com o susto q tive, e a cobra conseguiu furgi, agora fico com medo dela voltar...

Unknown disse...

Isso não é mentira não pq aconteceu comigo isso é real. Mas foi Deus mesmo que ela não conseguiu mamã pq a minha criança não tinham nascido e nen vai nascer.

Unknown disse...

Não é o contrário...
A mulher mama na conta??

Daniel disse...

Mama na cobra.??

marcio patrick disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk cada uma que vejo kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk
Cobra mamadeira kkkkkkkkkkkkkkk

marcio patrick disse...

Oia o defensor das Cobraa kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk

Hummm Boiolaaaaaaaaa

Vanessa M D Castro disse...

Será que não há chance da cobra ter entrado nas casas apenas em busca de alimento, por serem todas em campo rural muito próximo a mata? e não estarem exatamente atrás do leite da mãe, que ao ver a cobra logo a associou a lenda e disse que a cobra veio em busca do leite

Claudia Chaves disse...

Engraçado, o povo afirmar que é verdade​, mas sempre é com a prima, mãe a tia, e blah blah ... Se. Cobra taba na cama era por outro motivo, não por causa do leite.... Óbvio.
Qm frequentou as aulas de biologia na escola sabe q possível uma cobra mamar algum...
Mas, o povo gosta de causos e leva isso como verdade pra vida, igual comer mangá e beber leite, tem gente q até hj acredita nisso, mito dá escravatura...
Não adianta um médico, um nutricionista falar, vale apenas o q o senhorio dá fazenda falou naquela época.
Vamos abrir a mente e evoluir...

Anônimo disse...

Fica tranquila que a cobra não veio te visitar, ela só passou perto de vc, isso é lenda, ela não vai mamar em você nem desnutrir seu bebê. Desnutrição é por ma alimentação dá mãe (percebe que os causos acontecem em regiões carentes?), Então coma bem, beba muita água, leve o bebê no pediatra uma vez por mês e se a cobra aparecer não mate!!! Na natureza ela tem o papel de nos proteger de cobras venenosas. Melhor Ela no seu quintal q uma cascavel

Anônimo disse...

�� e nem vai nascer?

Anônimo disse...

Kkkkkk é verdade sim mas eu não vi e não aconteceu comigo...Povo ignorante,por isso os políticos deitam e rolam

Dwilla Costa disse...

até agora a historia real de todos aconteceu como na lenda, somente viram a cobra eu também já vi cobra em casa, só tenho certeza que não veio pegar meu leite porque não tenho. hoje em dia com tanta tecnologia qualquer pode tirar foto não é, por que ainda não fotografaram? aos antingos guardo meu respeito não havia tanto conhecimento a respeito porém hoje precisamos usar um pouco mais o cérebro e as informações biológicas entre outras mais.

Anônimo disse...

Perdeu o bebe ��

Fábio Feitosa disse...

Quanto ser humano que precisa de ajuda pela ignorância e falta de conhecimento.

Anônimo disse...


Meu tio disse que isso acontecia no sitio dele mas ela mamava em uma vaca.
Ele notou porque o terneiro estava ficando debilitado, e que a vaca não saia de perto de uma taipa (muro feito de pedras) a cobra saia dali maniava a vaca nas duas patas de trás e mamava.

Anônimo disse...

Eu tô grávida de 5 meses e a única cobra q eu vejo na minha cama todos os dias é a que dorme comigo kkkk a cobra do meu marido! Isso ai é mito! O dia que eu ver um video de cobra mamando em um mulher eu acredito, mas o povo é tão ridiculo que é capaz de pegar uma cobra e colocar no peito de uma mulher só para ganhar audiência.

Fran Miranda disse...

O fato é que pela ciência não é possível que isso aconteça.... Mas, pelas coisas sobrenaturais podem acontecer sim..., já ouvi muitos causos assim, e acredito, porém não tenha vivido e nem visto, Mas familiares Sim! Hoje em dia as pessoas acreditam tanto na ciência...

Anônimo disse...

Pq não vai nascer ?

Anônimo disse...

Minha tia uma vez contou que quando era criança minha vó tava dando mama a minha mae ai minha tia viu a cobra mamando no peito da minha vo e com o rabo na boca da minha mãe
Mais eu não acredito não acho muito esquisito isso de cobra tomando leite

Aldenir disse...

Esse é mais um conto popular é uma história popular que foi transmitida em forma falada, de uma geração para a outra. Normalmente, o autor é desconhecido e muitas vezes há muitas versões do conto.

Unknown disse...

Vai dá para gravar com uma cobra perto de ti...meu pai falava nisso...hj em dia acho que não mame pois as pessoas são mais espertas digamos mas antigamente era tudo tão simples...dormia de janelas abertas...e tinha beira de açude essas coisas.

Anônimo disse...

Como sabe q ela foi pra isso?

Anônimo disse...

Fábio, ignorante é você, isso é cultura do nosso Brasil, como a cultura Africana, cultura egípcia, cultura nórdica, pq essas culturas são legais e possível de se acreditar (como a Umbanda, que tbm é cultura e religião) e não na nossa cultura? Não sou Nordestino e muito menos acredito, mas quem acredita eu não julgo, só falo como é magnífico a nossa cultura. Como a história da Cumadre Fulozinha, muitos não acreditam, muitos acreditam pq aconteceu com o tal, e mesmo assim eu nao julgo, ao invés de julgar, vê a religião, crença ou algo do tipo que vc crê, isso tbm são mitos.

Unknown disse...

O seu ignorante, antes de falar, vê a cultura, vê o que acontece, pq se uma cobra aparecer na sua casa, levando o risco da sua família, vc irá mata-la, então fica na sua ai.

Flávio Rodrigues disse...

Ignorância é a sua, isso é cultura.

Flávio Rodrigues disse...

Cláudia, isso é CULTURA, vc acredita na Cumadre Fulozinha? Vc acredita nos guias da África? Acredita nas religiões cristã? Isso tudo é lenda.

Zaida Bargado disse...

Eu não sei se a cobra veio para mamar mas no dia 09 de Setembro de 2017, apareceu uma cobra em casa e a minha irma tinha acabado de dar à luz. A bebê tinha uma semana de vida. O meu cunhado estava a dormir no chão e a cobra passou por ele. Duas horas depois acharam a cobra e mataram. Não mamou mas até hj meu pergunto se veio p mamar.

Zaida Bargado disse...

E sou angolana. Nunca tinha ouvido nada igual, investiguei por curiosidade mesmo.

PAULO MENDONÇA disse...

É como as religiões e suas mentiras que se tornaram verdades de tanto serem contadas.

Anônimo disse...

Vcs não sabem de nada essa cobra mama sim, mamou durante dois anos em mim, tive que deixar até ela atingir um nível nutricional bom afinal é um ser vivo e merece respeito.

Andrade10 Andrade disse...

Cada uma kkkkk!
Alguém viu o sací?

Anônimo disse...

Sim é verdade sim , pq aconteceu com a minha prima a menos de 6 meses , a cobra deixou até uma bactéria no seio dela que foi preciso fazer cirurgia, e foi comprovado com biópsia que o nódulo no seio dela foi dá cobra. E ela teve que suspender a amamentação do BB, isso aconteceu no bairro Palmares região do Grajaú Sp

Adri disse...

Deve estar na casa do lobisomem tomando leite com a cobra. Hahahha

Tecnologia do Blogger.