Hoje segunda-feira 17 de novembro 2014 é Dia Internacional do Estudante.

17 de Novembro é o 321º trecentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 44 dias para concluir o ano 2014.

Dia Internacional do Estudante.
O Dia Internacional dos Estudantes é o 17 de novembro e alude à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Tchecoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, no então Protetorado da Boêmia e Morávia.
A data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes (antecessor da atual União Internacional de Estudantes, UIE), da qual participaram delegados de 26 países.
HISTÓRIA
Em 1 de setembro de 1939, a Alemanha invade a Polônia, marcando o início da Segunda Guerra Mundial. O território tcheco, porém, já fora ocupado pelos alemães desde 15 de março, quando a Boêmia e a Morávia foram proclamadas protetorado do Terceiro Reich.
A resistência tcheca contra a ocupação nazista no protetorado cresce a partir do final de 1939. Em 28 de outubro, aniversário da fundação da primeira República Tchecoslovaca, instituída em 1918, milhares de estudantes foram às ruas para protestar contra a ocupação alemã, nas ruas de Praga. Konstantin von Neurath, chefe das forças de ocupação no protetorado, determina que os manifestantes sejam duramente reprimidos.1 Em consequência, muitos são feridos - dentre os quais Jan Opletal (1915-1939), estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Carolina, que viria a morrer no dia 11 de novembro.2
O episódio acirra a resistência tcheca e, em 15 de novembro, dia do enterro de Opletal, houve novos protestos, com a participação significativa dos estudantes universitários.
Em represália, na madrugada de 17 de novembro todas as universidades do país foram fechadas. Forças nazistas invadiram a Sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos. Nove dirigentes estudantis foram fuzilados e mais de 1200 estudantes foram levados de suas casas para o campo de concentração de Sachsenhausen-Oranienburg, perto de Berlim, onde 18 deles pereceram.
Fonte: http://pt.wikipedia.org


Hoje 17 de novembro também é Dia da Criatividade.
Acreditamos que a criatividade é algo alheio a suas vidas. Que só são criativos os grandes gênios. Mas a criatividade é um dom a ser exercido cotidianamente, por todos. Ela é o presente  divino que nos permite embelezar e enriquecer o nosso cotidiano e o de outras pessoas, fazendo da nossa vida mais colorida e viva. Deixemos esse dom invadir nosso cotidiano, acrescentando aquele toque especial, das atividades - isso é criatividade. Somos como uma nota única, especial, perfeita, em uma sinfonia. Exerçamos nossa criatividade.

FATOS HISTÓRICOS DE 17 DE NOVEMBRO.
1913 - O canal do Panamá, na América Central é aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
1942 - Nasce Martin Scorsese, diretor e produtor de cinema norte-americano.
1944 - Nasce Danny De Vito, ator norte-americano. 1959 - Morre o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.