Hoje, quarta-feira, 22 de junho, é dia Mundial do Fusca.

Neste, 22 de junho estamos no 173º centésimo septuagésimo terceiro dia do ano. Temos pela frente 193 dias para concluir o ano de 2016.


Em 22 de junho de 1934, Ferdinand Porsche assinava um contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã para a fabricação de um carro popular resistente e com baixo custo de manutenção: nascia o VW Fusca, que ficou famoso pelo motor traseiro refrigerado a ar.
Os primeiros protótipos não tinham quebra-ventos nem para-choques e as portas se abriam ao contrário. Em 1936, o Fusca ganhou carroceria semelhante à atual.
A partir de 1938, foi iniciada a construção de uma fábrica em Hannover para a produção do modelo. Só em 1959 o Fusca (então com o nome de Sedan 1200) começaria a ser fabricado no Brasil. Saiu de linha em 1996 em todo o mundo menos no México, onde sua aceitação entre os taxistas deu-lhe uma sobrevida surpreendente, semelhante ao que aconteceu no Brasil com o Volkswagen Santana. Porém, novas leis de emissão mexicanas decretaram o fim do carro em 2003.

O Fusca foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.