Hoje, quarta-feira, 29 de junho, é dia do Chaveiro.

Neste, 29 de junho estamos no 180º centésimo octogésimo dia do ano. Temos pela frente 186 dias para concluir o ano de 2016.


O Dia do Chaveiro é comemorado no dia 29 de junho.
O chaveiro é o profissional responsável pela fabricação de chaves e suas cópias. Também atua na troca de segredos e faz manutenções em fechaduras. Além disso, trabalha com equipamentos de segurança, como cadeados, chaves personalizadas e travas.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO CHAVEIRO
Os chaveiros normalmente são vistos como os ?salvadores da pátria?. Existem momentos em que pequenos acidentes acontecem e acabamos perdendo nossas chaves de casa ou trancando o carro com as chaves dentro. Para essas adversidades, o chaveiro é o profissional ideal, pois ele é quem detém os conhecimentos para abrir as fechaduras ou para produzir novas chaves e sempre está pronto para nos socorrer.
Eles são capazes de trocar segredos de cadeados e fechaduras, realizar a manutenção desses equipamentos, consertar trancas de carros, retirar chaves quebradas e, quando optam por uma especialização, podem trabalhar com manutenção de cofres, chaves eletrônicas ou fechaduras protegidas por senhas.
O chaveiro está sempre se aperfeiçoando para melhor atender e prestar serviços aos seus clientes. É necessário que ele seja ágil, flexível, paciente e dinâmico, já que ele requisitado nos lugares e horários mais diversos. Pode-se dizer que o chaveiro é um dos profissionais responsáveis pela segurança de nossos carros e das nossas residências.
CARACTERÍSTICAS DE UM CHAVEIRO
Para ser chaveiro, não é preciso ter nenhuma formação acadêmica. No entanto, é uma profissão consagrada e esses profissionais detém um conhecimento único, que adquiriam através de cursos especializados ou da experiência de trabalhar com alguém.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

A CAC (Comissão de Assuntos Sociais) aprovou, em junho de 2011, a regulamentação da profissão de chaveiro. Os profissionais do ramo que atuam na venda, manutenção, instalação de equipamentos ou dispositivos de segurança para residências ou veículos passaram a ser reconhecidos no país como Técnicos em Sistemas de Segurança.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.