Hoje, segunda-feira, 27 de junho, é dia Nacional do Progresso.

Neste, 27 de junho estamos no 175º centésimo septuagésimo oitavo dia do ano. Temos pela frente 188 dias para concluir o ano de 2016.


O Dia Nacional do Progresso é comemorado no dia 27 de Junho, data em que se celebra a importância do progresso para a sociedade brasileira.
A palavra progresso tem origem no latim progressus e significa um avanço, ou melhora em alguma condição. O progresso pode estar relacionado a conquistas no campo social, político, tecnológico ou em qualquer outra área onde seja possível um avanço e melhora da condição atual.
Neste sentido essa celebração tem um papel de lembrar das conquistas e avanços do Brasil nos últimos anos.
PROGRESSO NO BRASIL
Podemos considerar que o Brasil passou por inúmeras mudanças desde que se tornou independente e mais adiante, uma república. Várias dessas mudanças contribuíram para uma melhora na condição de vida das pessoas e na sociedade como um todo, sobretudo os avanços após o país se tornar uma república, com maior participação popular.
ORDEM E PROGRESSO
A palavra progresso está presente no pensamento republicano que originou a proclamação da república em 1889.
A busca pelo progresso de forma ordenada em uma república estava totalmente ligada no pensamento positivista, que influenciou Raimundo Teixeira Mendes, idealizador da bandeira nacional do Brasil, a inserir a expressão ?Ordem e Progresso? como o lema para a bandeira do Brasil.
Raimundo tinha sido influenciado pelo famoso pensador positivista francês Augusto Comte, que na expressão original também adicionava a palavra amor, trazendo um sentido de amor pelos ideais republicanos, ordem para estabelecer a forma de implementação da república e por último o progresso, que seguido dos preceitos anteriores, traria uma melhora no país e para o povo, tornando esse o lema do pensamento positivista da época.

A sequência dessa expressão, seguindo primeiro a palavra ordem e depois progresso, também remete a um pensamento de como deve funcionar uma república moderna, onde os progressos devem acontecer, porém dentro da ordem constituída, ou seja, a república não deve ter sua ordem desrespeitada apenas em nome do progresso pelo progresso, e sim a soma das duas coisas.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.