Hoje, terça-feira, 21 de junho, é dia da Mídia.

Neste, 21 de junho estamos no 172º centésimo septuagésimo segundo dia do ano. Temos pela frente 194 dias para concluir o ano de 2016.


O Dia da Mídia é comemorado no dia 21 de Junho, quando se celebra o meio pelo qual a informação é levada as pessoas.
SIGNIFICADO DE MÍDIA
A palavra mídia pode significar informação ou o meio pelo qual se tem acesso a informação. Tendo a origem na palavra em latim ?medius?, que significa instrumento mediador, traduzindo o seu papel fundamental na formação da opinião da sociedade.
PAPEL DA MÍDIA NA SOCIEDADE
Sendo a responsável por difundir informações sobre os acontecimentos relevantes para a sociedade, a mídia torna-se formadora de opinião, tendo então a sua importância elevada.
Neste aspecto o debate sobre a ética na mídia tem crescido bastante, uma vez que o impacto sobre a informação levada a público e seus possíveis desdobramentos podem afetar a sociedade como um todo.
Muitos estudiosos consideram a mídia como o 4° poder nas democracias modernas, pois apesar de não ter papel constitucional como os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, ela pode influencia a opinião de toda a sociedade, fazendo com que possam haver desdobramento que afetem os outros poderes.
NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Dentre os diversos meios de comunicação mais conhecidos como: o rádio, a televisão, revistas e jornais, existem novos meios que estão tomando relevância fundamental na função de levar a informação, entretenimento e debates, como a internet e sistemas de informação relacionados.
A mídia está se tornando cada vez dinâmica e acessível nos lugares mais remotos, o que pode trazer imensos benefícios a sociedade, uma vez que pode se saber de forma instantânea os acontecimentos e seus desdobramentos.
Porém esse dinamismo também deve ser observado com atenção, pois como todos podem divulgar informações, sem necessariamente ter responsabilidade direta com a informação compartilhada, exige-se atenção redobrada e uma interpretação mais profunda das informações, que nem sempre representam a realidade dos fatos.
CÓDIGO DE ÉTICA DA MÍDIA
Neste aspecto a ONU juntamente com organizações não governamentais, desenvolveram um código de ética com regras de conduta, sendo 7 artigos principais que buscam ajudar ao profissional dessa área a manter um nível profissional e ético na função de difundir informações, são elas:
 - É dever moral da mídia divulgar as informações de todos os aspectos da realidade em que vivemos.
 - As informações divulgadas pela mídia devem respeitar e manter consideração para com o público.
 - As informações devem ser distribuídas de acordo com a importância dos diferentes setores, respeitando o direito de acesso a informação dos importantes grupos da sociedade.

 - As informações deverão refletir a real situação com conteúdos variados e as notícias que mostrem os dados reais da situação, assim que ela estiver definida.
 - Sempre que possível, a informações deve buscar o motivos dos eventos que influenciam o comportamento humano.
 - É responsabilidade e atribuição da mídia mostrar as informações dos eventos de acordo com o contexto e com responsabilidade, dentro da busca do bem comum.

 - É responsabilidade, tarefa e privilégio da mídia mostrar as ligações entre os acontecimentos mais significativos no mundo.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.