Hoje, quarta-feira, 06 de julho, é dia do ibge.

Neste, 06 de junho estamos no 187º centésimo octogésimo sétimo dia do ano. Temos pela frente 179 dias para concluir o ano de 2016.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o responsável por retratar a imagem do Brasil, ou seja, fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país.
A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxilio do desenvolvimento do Brasil.
O dia 6 de julho faz referência ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. Porém, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O grande incentivador para a criação do IBGE foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas.
O atual formato do IBGE só se configurou a partir do Decreto Lei nº 218, de 26 de janeiro de 1938, com a integração do INE ao Conselho Brasileiro de Geografia (CBG).
Antes da criação do IBGE ou do INE, o levantamento estatístico no Brasil era feito através da Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DO IBGE
Entre as principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos.

No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social, educacional e etc.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.