Nível dos reservatórios no CE chega a 11%; Quatro açudes entram em volume morto.

O nível dos reservatórios cearenses continua baixando. É o que pode se comprovar através do boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), emitido semanalmente, com dados sobre a medição de cada bacia. De acordo com a Cogerh, até a última sexta-feira (15), o que resta entre os 153 açudes que ainda acumulam água, soma apenas 11,86%. Há um mês esta total era de 12,58%.
As bacias com os açudes que ainda dispõe dos maiores volumes são as do  Coreaú (42,32%) e do Litoral (41,77%). As bacias do Banabuiú (2,74%), Curú (2,69%) e Baixo Jaguaribe (0,23%) estão atualmente com a menor média acumulativa.
A Bacia do Banabuiú concentra a maior parte dos açudes da região central. Cinco deles já estão completamente secos, dois de Boa Viagem (Vieirão e São José I) e três de Quixeramobim (Foguareiro, Pirabibu e Quixeramobim).
O Curral Velho, em Morada Nova, é o de melhor situação, armazenando quase 63 de sua capacidade total.
De acordo com a Cogerh, na última semana os açudes João Luís (Ararípe), Martinópole (Martinópole), Riacho da Serra (Alto Santo) e Várzea da Volta (Moraújo), entraram no volume morto. Com isso, o total de açudes na mesma situação chega a 44. Até semana passada eram 36. Outros 20 estão secos.

Fonte: Diário Sertão Central
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.