Hoje, quarta-feira, 03 de agosto, é dia do Capoeirista.

Neste, 03 de agosto estamos no 214º ducentésimo décimo quarto dia do ano. Temos pela frente 152 dias para concluir o ano de 2016


O Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto.
Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia.
A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Curioso saber que durante muitos anos (fim do século XIX até meados do século XX), praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei “Sampaio Ferraz”, de 1890.
Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país.
ORIGEM DO DIA DO CAPOEIRISTA
A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é uma homenagem a criação da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, a nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil.

A capoeira surgiu no Brasil entre os escravos afro-brasileiros, em meados do século XVI, que tinham origem angolana e trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.