Hoje, terça-feira, 02 de agosto, neste dia em 1989 faleceu Luiz Gonzaga “o Rei do Baião”.

Neste, 02 de agosto estamos no 213º ducentésimo décimo terceiro dia do ano. Temos pela frente 153 dias para concluir o ano de 2

NOME: Luiz Gonzaga do Nascimento (76 anos)
QUEM FOI: Compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)
NASCIMENTO: 13 de dezembro de 1912 -  Exu, PE, Brasil.
MORTE: 2 de agosto de 1989 - Recife, PE, Brasil.
CAUSA DA MORTE: Parada cardiorrespiratória.

OBS: Gonzaga sofria de osteoporose e estava debilitado por causa de uma pneumonia. Morreu dormindo, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.