Hoje, terça-feira, 30 de agosto é dia do Vendedor Lojista.

Neste, 30 de agosto estamos no 241º ducentésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Temos pela frente 125 dias para concluir o ano 2016

A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos.
A profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos. Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados.
Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na economia mundial. Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda dos produtos e serviços, sempre baseadas em dados concretos relacionados com o público-alvo e o produto.
O vendedor é responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.