MDA libera 1ª parcela do garantia-safra apenas para o estado de MG.

Os agricultores familiares inscritos no programa Garantia-Safra começam a receber nesta sexta-feira, 19, os valores referentes à safra 2015/2016. A Portaria que autoriza o pagamento foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU). Diferente de anos anteriores e para surpresa de muitos, o Nordeste ficou de fora do pagamento da 1ª parcela do mês de agosto.
Neste mês, apenas 21 mil famílias de 45 municípios mineiros irão receber R$ 850, depositados em cinco parcelas mensais de R$ 170 através da Caixa Econômica Federal (ou correspondente bancário), nas mesmas datas do calendário do Bolsa Família.
O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A ação é voltada para os agricultores que sofreram perdas de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas, em regiões majoritariamente semiáridas. Atualmente são atendidos agricultores familiares da região Nordeste do país e do estado de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha).

O MDA ainda não se manifestou oficialmente, mas a previsão é que agricultores do Nordeste e em especial do Ceará, recebam o benefício somente em Setembro.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.