Hoje, sábado, 03 de setembro é dia do Biólogo.

Neste, 03 de setembro estamos no 245º ducentésimo quadragésimo quinto dia do ano. Temos pela frente 121 dias para concluir o ano de 2016


O Dia do Biólogo é comemorado no dia 3 de Setembro, uma profissão bastante relevante para a sociedade, por isso é muito justo pontuarmos os grandes desafios da profissão e todas as suas contribuições para a sociedade.
A comemoração neste dia ocorre em homenagem ao dia da Regulamentação, pela Lei número 6.684 de 03 de Setembro de 1979, da profissão de biólogo. Sendo que a definição mais detalhada de suas áreas de conhecimento foi definida pela Resolução CFbio nº 10 de 05 de Julho de 2003.
Considerando o mundo em rotação acelerada, a profissão de biólogo assume um papel extremamente relevante, pois os questionamentos que circundam a área da biologia são extensos, para dar conta dessas respostas o nível de exigência da formação dos candidatos a biólogos é muito alta.
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA BIÓLOGO
A palavra biólogo é de origem grega, é oriunda de biologia que significa ?estudo da vida?, então podemos entender que biólogo é aquele que estuda tudo o que está relacionado com a vida.
QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DE UM BIÓLOGO
Sem dúvida o biólogo é um estudioso permanente, mas não se limita a laboratórios e microscópios. O trabalho de pesquisa científica, descobrindo, analisando, estão totalmente integrados nessa profissão.
Sua área de investigação é ampla desde a origem dos seres, distribuição das espécies, análise dos genes, células, estrutura do ecossistema, enfim tudo o que engloba a vida terrestre, inclusive todas as questões que envolvem o ser humano.
Mas sua formação acadêmica abre um grande leque para atuar como professor de biologia se optar procurar cursar uma licenciatura, ou também poderá concluir sua graduação em bacharelado, o que lhe dá total condição para trabalhar em empresas privadas e públicas, ou como autônomo.
Seu foco é preservação da natureza, que engloba a pesquisa com animais e plantas, por isso, além das pesquisas em laboratórios, faz muitos trabalhos de campo.
QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM BIÓLOGO

Inúmeras possibilidades de trabalho surgem a partir da profissionalização do estudante de biologia, nas mais diversas áreas.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.