Hoje, segunda-feira, 05 de setembro é dia da Amazônia.

Neste, 05 de setembro estamos no 247º ducentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Temos pela frente 119 dias para concluir o ano de 2016


O dia 5 de Setembro é a data onde se comemora o Dia da Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo.
Essa data foi escolhida por ser a data de criação da província do Amazonas em 5 de Setembro de 1850 pelo Imperador Dom Pedro II.
DADOS IMPORTANTES SOBRE A AMAZÔNIA
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e tem mais 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta e sua área total passa de 6 milhões de quilômetros, sendo maior que a Europa Ocidental e quase do tão grande quanto à Austrália.
Essa floresta contempla 9 países da América do Sul, sendo eles, Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
O maior reservatório de água doce do mundo está na Amazônia, tendo cerca de 1/5 de toda a água doce do mundo em seus rios. Seus principais rios são Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Japurá, Rio Purus, Rio Juruá, Rio Madeira, Rio Tapajós e Rio Branco.
O Rio Amazonas tem quase 7 milhões de kilometros de extensão, maior que a distância entre Nova Iorque e Berlim.
O clima na Amazônia é equatorial/quente e úmido
Algumas pessoas confundem a região da Amazônia com o estado brasileiro do Amazonas, sendo que na realidade a Amazônia passa por vários países e não somente o Brasil.
DESMATAMENTOS ILEGAIS
Um dos objetivos da comemoração dessa data é a conscientização das pessoas com relação aos desmatamentos ilegais, pois por muitos anos a exploração da floresta tanto para retirada ilegal de madeira ou mesmo a ampliação de áreas de pastagem ou plantações levou a um cenário muito crítico desmatamento, afetando diretamente a biodiversidade da região e por consequência impactando todo o planeta, uma vez que essa floresta, pelo seu tamanho e biodiversidade contribui para o equilíbrio de recursos naturais e meio ambiente em toda a terra.
IMPORTÂNCIA DA AMAZÔNIA NO MUNDO

Pela sua extensão, importância para a biodiversidade e também abundância de recursos, diversos países mostraram interesse na Amazônia seja do ponto de vista da exploração dos recursos e também de sua preservação, gerando diversas discussões sobre a responsabilidade de cada país para a preservação da Amazônia, tendo o Brasil especial atenção, por ter em seu território a parte mais significativa em tamanho territorial dessa floresta. Por isso existem diversas ações tanto do governo, quanto de ONG?s no sentido de trabalhar a preservação da Amazônia, bem como proteger de ações ilegais e invasões territoriais.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.