Vírus zika pode levar à cegueira, diz estudo.

O vírus zika pode permanecer nos olhos, é o que revelam testes em ratos, que poderiam explicar o motivo pelo qual pessoas infectadas desenvolvem doenças oftalmológicas, podendo, em alguns casos raros, levar à cegueira. A conclusão é de um estudo publicado ontem na revista americana "Cell Reports", que descreve os efeitos do zika nos olhos dos fetos de ratos e de animais adultos. Os cientistas pretendem realizar estudos em humanos.
"Nossa pesquisa sugere que os olhos podem ser um reservatório para o vírus zika", explica o Dr. Michael Diamond, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (Missouri), coautor do trabalho. "Devemos verificar se pessoas infectadas pelo zika têm o vírus nos olhos e por quanto tempo ele pode ficar ali".
Nos adultos, o zika pode provocar conjuntivite, uma irritação dos olhos e, em alguns casos raros de uveíte, uma queda da pressão intraocular que pode levar à cegueira irreversível.

Os cientistas infectaram ratos adultos na pele, reproduzindo uma transmissão pela picada de mosquito. Eles detectaram o zika vivo nos olhos dos roedores sete dias depois.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.