Hoje, terça-feira, 25 de outubro, é dia do Sapateiro.

Neste, 25 de outubro estamos no 297º ducentésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Temos pela frente 69 dias para concluir o ano 2016.

O sapateiro é considerado um artesão e sua presença na história é muito antiga. Logo no surgimento dessa profissão, o indivíduo via sua atividade ser bastante discriminada, mas, atualmente, é possível demonstrar a importância de um bom sapateiro.
O profissional tem como função manusear calçados diversos, fabricando-os ou também consertando-os. É óbvio afirmar que a necessidade de usar um calçado de qualidade tem como objetivo proteger os pés de obstáculos no solo, do frio e de outros problemas.
No mundo atual, os sapateiros tiveram seus lugares tomados pelas indústrias de produções em massa, o que faz com que a profissão de sapateiro seja mais comumente associada ao conserto de sapatos.
ORIGEM DO DIA DO SAPATEIRO
Diz-se que a origem do Dia do Sapateiro está associada com o ano 280, na França, onde dois irmãos, que eram pregadores do cristianismo durante o dia, faziam sapatos durante a noite para sobreviver.
O imperador da época fez com que os dois irmãos fossem perseguidos e degolados, pelo motivo de terem convertido muitas pessoas ao cristianismo.
Quando a profissão de sapateiro se tornou mais popular, o Rei Eduardo I, na Inglaterra, em 1305, surgiu com a ideia de uniformização, ou seja, uma necessidade de manter um padrão na forma que os calçados eram fabricados.

A uniformização inglesa acabou sendo o estopim da tendência mundial para a padronização atual.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.