Gerente do escritório da Ematerce dá explicações sobre o pagamento do Garantia Safra em Tejuçuoca.

O Programa Informativo do Meio Dia esteve em Itapajé no escritório da Ematerce que também atende ao município de Tejuçuoca. Na ocasião conversou com o Sr. Fernando que é o gerente do escritório, este respondeu gentilmente aos questionamentos feitos referentes ao pagamento do Garantia Safra em Tejuçuoca.
De acordo com Fernando a situação difícil não é uma particularidade do município de Tejuçuoca, praticamente todo o Nordeste está em situação de emergência.
Ele  informou que tomando por base as atuais condições financeiras fica difícil fazer uma avaliação de todos os municípios ao mesmo tempo.
Para que tenha direito ao Garantia Safra o município deve ter perda na safra superior a 50%.
Ainda de acordo com o gerente Fernando as solicitações que chegam em Brasília são analisadas e, caso este município se enquadro no perfil logo terá seu benefício liberado.
Até o presente momento apenas alguns municípios cearenses foram contemplados, nessa região nenhum município entrou na lista dos beneficiados, relatou.
Há uma exigência por parte do governo que todos os critérios exigidos, sejam minuciosamente analisados, caso, preencha os requisitos logo este município terá seu benefício liberado.

CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO.
O processo de acesso ao Garantia Safra conta a participação de quatro partes, há a contrapartida do produtor, município, estado e por último do Governo Federal.
Em se tratando do município de Tejuçuoca a contrapartida foi repassada e tudo está dentro da normalidade.

A causa do atraso não somente para Tejuçuoca, mas para muitos outros municípios cearenses, tem sido a demora na avaliação dos laudos. A expectativa é que logo seja realizada a análise e os produtores possam receber o tão esperado benefício.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.