Hoje, sexta-feira, 11 de novembro, é dia do Armistício (nesta data há 98 anos foi assinado o acordo de paz que pôs fim a 1ª Guerra Mundial).

Neste, 11 de novembro estamos no 316º trecentésimo décimo sexto dia do ano. Temos pela frente 50 dias para concluir o ano 2016.

Foi a 11 de novembro (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.
Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra. Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.

O Dia do Armistício é feriado nacional em França, país onde faleceram cerca de 1,4 milhões de pessoas na Primeira Guerra Mundial. Na Bélgica também se comemora a data como um feriado nacional.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.