Mais de 6 mil agricultores de seis municípios cearenses estão autorizados a receber o garantia safra 2015/2016.

Mais de seis mil agricultores de seis municípios cearenses estão autorizados a receber o Garantia-Safra referente à safra 2015/2016. A portaria que garante o beneficio foi publicada ontem (16), no Diário Oficial da União (DOU). O pagamento do benefício, no valor de R$ 850 (em cinco parcelas de R$ 170), é feito pelo governo federal após os procedimentos de verificação de perdas. O Garantia-Safra é direcionado aos agricultores que aderiram ao programa e que tiveram perdas de, no mínimo, 50% da produção. No Ceará, conforme explica Roberto Prado, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), foi autorizado pagamento para 6.427 agricultores de Alto Santo, Aquiraz, Barro, Campos Sales, Itaitinga e Sobral.
"O Ceará já vem entrando no calendário de pagamento há alguns meses. Já são 159.044 agricultores beneficiados em 104 municípios", detalha. Segundo ele, os últimos municípios devem receber o benefício nos próximos dois meses. A coordenadora geral do Garantia-Safra, Dione Freitas, explica que o programa visa os agricultores familiares do Nordeste e Semiárido e têm a renda afetada pela perda de produção em função da seca.
Os recursos para pagamento aos agricultores são do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União. As culturas cobertas são: feijão, arroz, mandioca, algodão, milho e/ou culturas definidas pelo Fundo Garantia-Safra.
MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS:
No Ceará: Alto Santo, Aquiraz, Barro, Campos Sales, Itaitinga e Sobral.
Fonte: Assessoria de imprensa do Ministério de Desemvolvimento Social
Fonte: Diário do Nordeste


Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.