Chove em 20 cidades do CE; Cariri concentra maiores chuvas

Município de Caririaçu teve a maior precipitação, com 59 milímetros.
Funceme prevê possibilidade de chuva no litoral do Ceará até sábado.

O Ceará registrou chuvas em pelo menos 20 municípios de 7h da quinta-feira (15) até 7h desta sexta-feira (16), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A região que concentrou a maior parte das precipitações foi a do Cariri.

A cidade de Caririaçu teve a maior chuva, com 59 milímetros. Em seguida, postos em Missão Velha (55 mm) e Barbalha (35 mm), também no Cariri.

Completam as maiores chuvas do estado: Iguatu (34 mm, no posto Quixoa), Juazeiro do Norte(31 mm), Juazeiro do Norte (26 mm, no posto Vila São Gonçalo),  Várzea Alegre (23 mm), Iguatu (21 mm, no posto Iguatu), Missão Velha (18.6 mm, no posto Gameleiro de São Sebastiao) e Missão Velha (18 mm, no posto Jamacaru).

A Funceme havia divulgado a possibilidade de chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea do Ceará, entre o fim da noite desta quinta-feira e a madrugada e início da manhã de sábado.

Segundo os meteorologistas, as precipitações estão favorecidas pelos sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Estado. A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) foi responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na terça-feira (13).

“É comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar. É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, explica o meteorologista Raul Fritz.

No Centro Sul do Ceará a previsão também é de possibilidades de precipitações moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o sábado, a tendência se repete.
Por: Rogilson Brandão
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.