Itapajé: Prefeitura firma parceria com a Crede 2 para alavancar os índices de qualidade na educação


Francisco Lucas Alvino da Silva, coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 2, foi convidado especial do segundo dia da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Itapajé. Lucas Alvino palestrou para diretores e coordenadores das escolas dos municípios e propôs parcerias entre estado e município para alavancar os índices da educação nas escolas de Itapajé. O foco principal da palestra foi gestão escolar com ênfase em atividades de intervenção e formação para os gestores escolares. De acordo com ele, os indicadores da rede pública de ensino do município têm melhorado desde 2015, dois de três anos em queda.  Os números são relacionados ao Spaece, instrumento de avaliação do Governo do Estado. No que diz respeito ao Ideb, avaliação nacional realizada anualmente pelo Ministério da Educação, o município já alcançou as metas propostas pelo Governo Federal para 2019. Apesar disso, dentre as 15 cidades que compõem a Crede 2, Itapajé é a penúltima em qualidade da educação.

“Nós precisamos fortalecer a gestão das escolas e precisamos formar os professores que estão chegando para trabalhar com o Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC”, avaliou o coordenador da Crede 2. O Governo do Estado ampliou o PAIC de modo a contemplar também estudantes do 9º ano. O PAIC Mais oferece como treinamento para professores, gestores e coordenadores das escolas municipais, além de material para alfabetização e aperfeiçoamento da leitura. O PAIC Mais atinge os estudantes de 1º, 2º, 5º e 9° anos.

A Crede também fará acompanhamento in loco da evolução dos estudantes da rede municipal e entregará um relatório à gestão municipal sobre o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para que os estudantes sejam bem sucedidos nas avaliações do Spaece. 
Fonte: MARDEM LOPES
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.