Em Tejuçuoca: Após Açude Boqueirão secar! Cagece interliga poços profundos na rede para tentar amenizar o problema de falta de água.

Em Tejuçuoca a Cagece suspendeu o abastecimento de água vinda do Açude Boqueirão desde o dia 26 de janeiro passado. O maior açude da cidade chegou a secar totalmente, para tentar amenizar a falta d’água, a Cagece interligou poços profundos na rede de abastecimento na sede do município.
Para sabe maiores informações de como está funcionando o abastecimento através de poços profundos, o repórter deste Blog informativo foi até ao escritório da Cagece para saber maiores detalhes.
No texto abaixo, a senhora Fran Magalhães Uchôa, Gestora do Núcleo de Tejuçuoca, diz como está acontecendo processo de abastecimento de água na cidade. Fran Uchoa também diz que a palavra chave hoje em Tejuçuoca “racionamento” é importante economizar.

É sabido que estávamos captando água já no volume morto devido a extensa quadra de escassez que a gente vem sofrendo, e no último dia 26 de janeiro interrompemos totalmente a captação no Açude Boqueirão por conta de não ser mais possível captar água de lá.Desde então estamos trabalhando com mapeamento de poços e a interligação nas redes de abastecimento da Cagece, por não ser mais possível a captação do Açude Boqueirão!

Destes que foram interligados, apenas dois estão sendo utilizados diretamente e um que esta com uma vasão pequena, mas que também está captando e jogando na rede que somam um volume de 18 m3, que consegue contemplar menos de 20% da população tejuçuoquense, mais estamos com mais dois poços a serem ligados ainda essa semana, ficando três (3) nos quais estamos investindo pra em breve possamos fazer o uso destes também.
Com isso esperamos que seja possível abastecer toda a cidade, é claro que vai ser necessário alguns procedimentos, vamos trabalhar em regime de manobra fazer racionamento.

Pedimos também que a população se conscientize no sentido de não desperdiçar agua, o que se observa bastante nos poços é as pessoas captando agua de forma errada as vezes desperdício e a gente quer pedir as pessoas que tenham essa consciência  que cada gota vale muito hoje.

Todos estamos vivendo uma situação de igual pra igual, carentes de agua, é uma realidade que a gente se deparou com ela e precisa aprender a conviver, necessitamos que as pessoas tenham essa consciência e nos ajude nesse sentido pra não venha faltar totalmente.

8 POÇOS INTERLIGADOS
Poço 1 – O Poço da praça Manoel Andrade de Sousa Próximo a prefeitura que tem uma vasão pequena mais tem ajudado muito, 4 m3 (quatro mil litros de agua por hora) tem ajudado bastante porém pra cagece não tem sido tão útil por que não é possível que a gente utilize tanto pois as pessoas também precisam tirar agua lá e acaba que a vasão ficando muito pouca pra nossa rede.
Poço 2 – O poço da praça Raimundo sales neto que também tem uma vasão pequena e é pouco utilizado pela população
Poço 3 – O Poço que fica localizado no alto bonito já tem uma vasão um pouco maior 10 m3 de agua por hora

São esses três poços que estamos utilizando no momento.
Ficando mais dois pra serem acionados até o final desta semana estes já estão interligados na rede estamos aguardando a Coelce nos atender com a ligação da energia pra podermos começar bombear e lançar na rede o volume que captarmos.

Poços futuros a serem ligados na rede da cagece
O Poço 4 já está sendo lançado na rede
Poço 5 – O Poço da rua Antônio Teixeira marques
Poço 6 – O Poço particular que O Amilton Forte nos deu a concessão
Poço 7 – O Poço que fica localizado na cachoeira funda
Poço 8 – O Poço que fica nas barreiras um pouco mais distante 3 quilômetros mais que a gente pretende também utilizar fazer todos os investimentos necessários pra que isso seja possível

PERGUNTA: ROGILSON BRANDÃO
Todos esses poços interligados na rede dão conta de abastecer toda a população?

RESPOSTA: FRAN UCHÔA
Com a junção de todos eles sim, porém não de forma aleatória vai ser necessário todo um regime de manobras um mapeamento pra que isso possa acontecer, a gente pretende ir fazendo todos os ajustes necessário pra que toda a população seja comtemplada.

PERGUNTA: ROGILSON BRANDÃO
Moradores pedem que esse processo seja interrompido

RESPOSTA: FRAN UCHÔA
Nós nunca impedimos que a população pegue agua sempre há em todos os poços um ponto de acesso a agua, a parte mais prejudicada nesse processo é a cagece por que cai a vasão pra nossa rede, o acesso é livre.

SOBRE FATURAS COBRANDO O CONSUMO?
Respostas
Esses valores que estão sendo cobrados são referentes ao consumo do final de novembro ao final de dezembro nesse período o abastecimento etava normalizado.

Economize agua!
A palavra chave hoje é racionamento é importante economizar.

IMPORTANTE!!!
Eu “Rogilson Brandão” editor chefe deste Blog, deixa bem claro para os seguidores deste informativo, que está informação é de minha inteira responsabilidade, pois conversei com a senhora Fran Magalhães Uchôa, Gestora do Núcleo da Cagece de Tejuçuoca a respeito destas informações, mas a mesma me disse que só poderia falar com autorização do setor de imprensa do escritório da Cagece de Itapipoca, como ela não está autoriza a repassar maiores informações para imprensa local, este Blog Informativo está se responsabilizando por essas informações repassadas no texto acima.

(OBS) Não dar pra entender! De ter que fazer esse relato para poder publicar uma simples informação como essa da Cagece, pois no meu ponto de vista é que, já que temos uma gestora responsável pelo escritório da Cagece em Tejuçuoca, então ela sabe de tudo que acontece que em relação ao funcionamento do abastecimento na cidade, então ela a “Fran” é a mais indicada para repassar maiores informações e com segurança, mas segundo a “Fran”, ela só pode passar informações com autorização do escritório geral de Itapipoca.
Ass. Rogilson Brandão
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.