Eunício Oliveira é o favorito a assumir presidência do Senado nesta quarta

O adversário do senador do PMDB do Ceará para o lugar de Renan Calheiros é José Medeiros (PSD-MT). Renan saiu da presidência, mas mostrou força dentro da bancada e foi eleito líder do partido por aclamação. O eleito comandará um orçamento de R$ 4,2 bilhões.


A votação está marcada para 16h. Até lá, outros senadores podem se candidatar, por ofício ou verbalmente. Além disso, Eunício Oliveira e José Medeiros, caso queiram, podem sair da disputa.

Também será eleita nesta quarta-feira a Mesa Diretora, que é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes dos secretários.
 
Conheça as regras da eleição no Senado:

* A sessão, chamada de preparatória, será conduzida pelo atual presidente do  Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

* Para começar a votação, é preciso que estejam presentes pelo menos 41 dos 81 senadores.

* A votação é secreta e pode ser realizada de três formas. Caso haja apenas uma candidatura, a votação é realizada no painel eletrônico. Se houver mais de um candidato, o pleito poderá ser realizado com o uso de urna eletrônica ou de cédulas de papel rubricadas pelo presidente.

* Durante o processo de votação, não é permitido que um senador faça discursos, a não ser que seja sobre um ponto relacionado ao andamento da eleição. Os candidatos, no entanto, têm direito de fazer manifestações a favor de suas candidaturas.

* Para ser eleito, o candidato tem que obter a maioria dos votos dos presentes. Não há segundo turno na eleição do Senado.

* Uma vez eleito, o novo presidente vai abrir e comandar uma nova sessão: a que vai escolher os integrantes da Mesa Diretora.

* Geralmente, a composição da Mesa Diretora é definida por articulações políticas entre os senadores. Se houver consenso, o presidente abre uma votação para confirmar a chapa única.

* Caso não haja acordo sobre algum cargo da Mesa, serão realizadas eleições para definir quem ocupará o posto.
Fonte: CBN
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.