Ceará tem mais três açudes próximos de atingir capacidade máxima.

Atualmente, o Estado possui quatro mananciais sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira) e Maranguapinho (Maranguape)
Três açudes localizados nos municípios de Granja, Miraíma e Pacatuba estão próximos de atingir a capacidade máxima dos reservatórios, após as chuvas constantes. Atualmente, o Ceará possui quatro mananciais sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira) e Maranguapinho (Maranguape). Conforme os dados da Cogerh, apenas estes sete estão com volume acima de 90% dos 153 açudes do Estado.

Com volume de 98,03% da capacidade máxima, o Itaúna, em Granja, pode ser o próximo a sangrar no Ceará. Destacam-se também os açudes São Pedro Timbaúba, em Miraíma, e Gavião, em Pacatuba, com 97,84% e 91,93%, respectivamente.

Nos últimos sete dias, os maiores aportes ocorreram em General Sampaio, Araras, Castanhão, Itaúna e Acaraú Mirim. Atualmente, 43 açudes estão com volume morto, enquanto 20 permanecem secos.

Março de chuvas
O Estado tem registrado aportes significativos neste mês de março, já considerado o mais chuvoso desde 2009. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as chuvas devem continuar no Estado até o fim deste mês por conta da atuação do fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical. Esse sistema também trará chuvas em abril, um dos meses mais chuvosos da quadra — que segue até maio.
Fonte: www.opovo.com.br
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.