Alunos do curso de formação de soldados treinam técnicas policiais

Os alunos da 1ª turma do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Polícia Militar (CFPCP/PM) iniciaram o treinamento prático de Técnica Policial Militar (TPM). Durante a instrução realizada nesta terça-feira (18), os futuros soldados treinaram técnicas de deslocamento com incursões em terrenos irregulares, utilização de arma de fogo com o uso de simulacros, posicionamentos táticos, abordagem e buscas a pé.

Segundo o instrutor da disciplina, tenente-coronel PM, José Maria Chiappetta Telles Júnior, que atua no Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da Polícia Militar, este é o momento oportuno para que os futuros soldados assimilem todas as técnicas utilizadas nos mais diversos tipos de ocorrências policiais e assim garantam um resultado satisfatório e eficaz no futuro. “A nossa profissão exige um bom treinamento com relação à técnica policial militar, porque o erro pode ser fatal”.  Chiappetta explicou ainda a dinâmica do treinamento. “Hoje nós fazemos a parte de busca pessoal com a utilização de simulacros, tanto de arma curta como de arma longa e vamos fazer desde a busca pessoal, que é o que eles estão treinando agora, até o que a gente chama de busca de alto risco, que é uma abordagem mais minuciosa.”, pontuou o oficial.

De acordo com o conteúdo programático da disciplina, os alunos ainda terão instruções de abordagem policial a suspeitos dentro de veículo; abordagem de motopatrulhamento; ação policial para realizar um cerco; vistorias em edificações; deslocamento tático; busca preliminar e minuciosa; busca pessoal em mulheres; transposição de obstáculos; condução de presos; policiamento de guarda, entre outros assuntos.

Para o aluno do grupo 03, Antônio Helton Nogueira dos Santos, as atividades práticas ajudam a assimilar o conhecimento de sala de aula. “Você entra na prática e a prática começa realmente a internalizar e a massificar todo o conhecimento aprendido aqui. Nossa equipe é boa, comprometida, um ajudando o outro a aperfeiçoar cada vez mais a sua técnica. É aqui que iremos aprender para levar para rua, e quanto mais capacitado e condicionado você estiver, mais resguardado vai estar sua vida e dos seus companheiros”, enfatizou o discente.
A disciplina de Técnica Policial Militar tem uma carga horária de 90 horas/aula e será ministrada até o mês de julho.
Fonte: SSPDS
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.