Em Tejuçuoca! Comunidade de Boa Ação sofre falta d’água em pleno bom inverno.

Moradores da localidade de Boa Ação distante oito quilômetros da cede do município de Tejuçuoca, estão sofrendo há mais de uma semana a falta d’água nas torneiras. Esse lamentável episodio está acontecendo, não é por falta de água no Açude Boqueirão, pois graças a Deus o Açude já está com 22.68% de sua capacidade. 

A falta d’água em Boa Ação está​ acontecendo devido o cidadão Francisco Luciano Cruz Paula, deixou de trabalhar por não receber seu salário oriundo da prefeitura. Segundo o Sr. Luciano ele trabalha há 8 anos na função de responsável pela rede de abastecimento de água da adutora de Boa Ação, o mesmo afirmou que sempre fez a ligação do motor bomba a primeira vez às 6:00 horas da manhã e desligava e ligava o motor outras duas vezes durante o dia. Outras ligações e desligamentos do motor no período noturno, aproximadamente umas três vezes, além de fazer vários consertos nos canos da adutora quando aparece vazamentos, essa é sua rotina diária na função de responsável pela adutora de Boa Ação.

O senhor Luciano disse também que parou de trabalhar na rede de abastecimento de água da adutora porque a prefeitura parou sem de efetuar seu pagamento mensal, desde o mês de Janeiro de 2017, antes disso o pagamento vinha acontecendo normal na administração do ex-prefeito Valmar Bernardo. O senhor Luciano afirma que só volta a trabalhar quando a prefeitura voltar o realizar pagamento do seu salário e com aumento atualizado.

Já os moradores, disseram que estão gastando a água das cisternas que foram abastecidas pelas águas das chuvas, essa água é pura para beber, mas devido a falta d’água da adutora, água das cisternas está sendo usada para banhar, lavar roupas e outros fazeres do dia a dia, mas as cisternas já estão começando a esvaziando, mas o pio ainda é para quem não tem nem cisternas em casa, pois não tem água para cozinhar. Desta maneira os moradores de Boa Ação estão solicitando das autoridades competentes que tome alguma ação urgente para sanar esse problema.

O vereador Rogilson Brandão atendendo algumas solicitações dos moradores de Boa Ação que pediram socorro para este simples vereador, então na manhã de quarta-feira (19/04), estive na localidade de Boa Ação e conversei com moradores e também com o senhor Luciano que é responsável pelo abastecimento de água pela adutora. E após colher informações sobre este caso, no mesmo dia a tarde fui na prefeitura municipal de Tejuçuoca para conversar com a Sra. prefeita Heloíde Estevam sobre o este caso, mas a mesma se encontrava para Fortaleza, então procurei o chefe de gabinete, Edilardo Eufrasio que também não se encontrava na cidade, mas por telefone consegui falar com o mesmo, ao indagar o Sr. Edlardo se ele era conhecedor da falta d’água de Ba Ação; em resposta ele afirmou que está sabendo e que estava tentando resolver o problema para normalizar o abastecimento de água dos moradores daquele lugar, pois ele mesmo já entrou em contato som o (Sisar) para que tome de conta do abastecimento de água de Boa Ação, assim como vem fazendo em outras localidades do município. A sigla (Sisar) significa Sistema Integrado de Saneamento Rural. É um sistema de águas rurais executados pela Cagece, através do São José.

O chefe de gabinete Edilardo Eufrásio afirmou também que vai enviar o Secretário de Infraestrutura até a Boa Ação para agilizar a volta do abastecimento de água daquele povoado.

Esperamos que seja urgente a solução deste problema,  pois enquanto o (Sisar) não vem a localidade de Boa Ação para fazer reunião e iniciar os trabalhos para o retorno do abastecimento os moradores estão sofrendo a falta d água.
Por: Rogilson Brandão.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.