Hoje, domingo, 30 de abril, é dia Nacional da Mulher.

Neste, 30 de abril estamos no 120º centésimo vigésimo dia do ano. Temos pela frente 245 dias para concluir o ano 2017.


O Dia Nacional da Mulher é comemorado em 30 de abril.
Pouco difundido no próprio país, o Dia Nacional da Mulher é ofuscado pelo 8 de março, instituído como o Dia Internacional da Mulher.
Ambas as datas impõem a reflexão sobre a igualdade de gênero, principalmente. Também, o Dia Nacional da Mulher tem como objetivo conscientizar, diminuir ou até mesmo erradicar todo o preconceito e a desvalorização que acometem as mulheres.
Embora o mundo atual passe por uma transformação em termos de culturas e ideias, o sexismo ainda influencia negativamente as mulheres, já que as mesmas ainda sentem as diferenças em relação ao sexo oposto: salários mais baixos, violência, jornadas excessivas de trabalho, desvantagens que atrapalham o crescimento da carreira profissional, são alguns exemplos.
É claro que pode-se afirmar que houve conquistas por parte das mulheres, mas a história do sexo feminino ainda precisa de muitas modificações.
O papel da mulher na sociedade atual precisa ser considerado de tal importância como é considerado o papel do homem.

ORIGEM DO DIA NACIONAL DA MULHER
A data de 30 de abril é uma homenagem a Jerônima Mesquita. Essa mulher foi líder e fundadora de um movimento feminista no Brasil, chamado de Movimento Bandeirante.
O Movimento Bandeirante era uma iniciativa social que objetivava a entrada da mulher em todas as áreas da sociedade brasileira.
Jerônima Mesquita também se envolveu no desenvolvimento do Conselho Nacional das Mulheres.

O Dia Nacional da Mulheres está instituído em Lei nº 6.971, de 1980. O dia 30 de abril é a data de nascimento de Jerônima.  
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.