Hoje, quarta-feira 26 de abril, é dia do Goleiro.

Neste, 26 de abril estamos no 116º centésimo décimo sexto dia do ano. Temos pela frente 249 dias para concluir o ano 2017.

O Dia do Goleiro celebra-se, no Brasil, no dia 26 de abril.

Quando fala-se em goleiro (também chamado de guarda-redes), logo pensa-se apenas no futebol, mas cabe lembrar que o goleiro é importantíssimo em outros esportes, como, por exemplo, no futsal, handebol, polo aquático, e outros.
O goleiro é um atleta, de posição única e que possui grande responsabilidade durante o jogo e, por isso, precisar estar concentrado o tempo inteiro. Esse atleta tem como função evitar que o time adversário marque pontos (gols). Sua função é diferente de todo o restante do time, já que a intenção é marcar gols no goleiro adversário.
O goleiro pode ser visto como herói ou vilão, ou ambos no mesmo jogo. Como ser humano, está propenso a cometer falhas – vilão – ao mesmo tempo que pode fazer defesas um tanto milagrosas – herói.
Diferentemente de seus colegas de time, o goleiro pode utilizar qualquer parte do corpo – em uma área limitada – para defender-se contra as tentativas de gols adversários.
Diz-se que um grande time começa com um grande goleiro. Quem inventou essa frase não errou. Ter um goleiro confiante diante do gol faz com que todo o time se mantenha focado em seus próprios objetivos. Ter um bom goleiro é fundamental para as vitórias!

ORIGEM DO DIA DO GOLEIRO
Foi em 1975 que a iniciativa de criar o Dia do Goleiro surgiu. A ideia foi iniciada por dois professores, Reginaldo Pontes Bielinski e Raul Carlesso, capitão e tenente, respectivamente, da Escola de Educação Física do Exército, localizada no Rio de Janeiro. A celebração de 26 de abril como Dia do Goleiro foi motivada para homenagear um dos mais consagrados goleiros da história do futebol brasileiro: Aílton Corrêa Arruda, mas extremamente conhecido como “Manga”.
Previamente, o Dia do Goleiro iria ser comemorado em 14 de abril, no entanto, foi alterado para 26 de abril para homenagear Manga.
O goleiro Manga nasceu em 26 de abril de 1937, trabalhando e defendendo diversos times brasileiros: Grêmio, Internacional, Sport, Botafogo e Coritiba, entre outros clubes. E claro, também defendeu a Seleção Brasileira – tanto em Copas do Mundo como amistosos internacionais.
Para curiosidade, Raul Carlesso foi preparador físico da Seleção Brasileira na época da Copa do Mundo de 1974 e também realizou a preparação de diversos goleiros do país

Fonte: https://www.calendariobr.com.br/dia-do-goleiro#.WQByHNIrLIU
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.