Hoje, sexta-feira, 28 de abril, é dia da Educação.

Neste, 28 de abril estamos no 118º centésimo décimo oitavo dia do ano. Temos pela frente 247 dias para concluir o ano 2017.

O Dia da Educação é comemorado no dia 28 de abril. Além disso, há o Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto.
Comemorado anualmente, o Dia da Educação tem como finalidade trazer reflexão sobre a importância da educação, tanto de cunho escolar, como social e familiar. No Brasil, a educação, de acordo com o que está instituído na Constituição Federal, é considerada um direito fundamental para todos e também um dever do Estado.
É possível encontrar a educação em qualquer sociedade e em grupos pertencentes a ela. A educação, conceituadamente, é vista como a transmissão de hábitos, costumes e valores de uma geração para a outra, em uma comunidade. Ou seja, a educação serve para adequar a pessoa à sociedade e a outros grupos.
Educar é socializar e enriquecer culturalmente, fazendo que com ela evolua com as experiências de vida e de todas as situações que poderão ser presenciadas.
Possuir educação faz com que um indivíduo tenha capacidade de desempenhar funções sociais, econômicas, culturais e políticas. Tecnicamente, também pode-se afirmar que a educação é considerada um processo de desenvolvimento de nossas faculdades morais, intelectuais e físicas, de forma contínua. Isso faz com que nossa integração com a sociedade seja cada vez melhor.
Uma nação com boa educação é vista como uma nação justa e desenvolvida. Possuir acesso a uma educação de qualidade é aumentar as chances de cada indivíduo ter uma vida mais digna e plena, sendo possível aplicar tanto seus deveres como direitos.
Portanto, a educação deve abranger toda a sociedade – independentemente da idade, nível de ensino, classe econômica e estado brasileiro.

Educação do Brasil
Extremamente importante para o desenvolvimento do país, a educação no Brasil ainda tem muito o que avançar, mesmo que o crescimento tenha sio notável nas últimas décadas.
Infelizmente, o Brasil ainda não conseguiu erradicar o analfabetismo – meta que tanto procurou alcançar – embora tenha ocorrido uma redução nesta taxa. É importante saber que ainda uma grande parte da população brasileira não tem acesso ao Ensino Fundamental, mas que muitos já conseguiram elevar o nível de instrução.

Atualmente, pode-se apontar como principais problemas da educação no Brasil:
· Má aplicação e desvios do dinheiro público que acarretam prejuízos enormes para a educação brasileira.
· Falta de eficácia na fiscalização dos órgãos responsáveis pela educação de qualidade, aplicação dos recursos e cumprimento de normas e diretrizes.
Enfim, o Brasil ainda luta contra diversos problemas quanto ao ensino de qualidade, mas a situação poderia ser mudada rapidamente se a educação fosse realmente vista como essencial pelo governo brasileiro.
O Dia da Educação tem como origem o aniversário do Fórum Mundial de Educação de Dakar, em Senegal. O encontro, realizado em 2000, reuniu representantes de 180 países, para que fosse assinado um documento com metas globais voltadas para a educação que deveriam ser atingidas até o ano de 2015.
Nesse encontro, 6 metas foram estabelecidas. A finalidade do Fórum era fazer com que os países concordassem em não poupar esforços para a educação alcançar todas as pessoas do globo até 2015.

É interessante notar que os resultados desses esforços (de todos os países, incluindo o Brasil) podem ser consultados através do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015, através do site da UNESCO.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.