Pelo menos 39 prefeituras do Ceará decretam ponto facultativo para greve geral.

Por conta da greve geral convocada em todo o País, pelo menos 39 municípios do Ceará já decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira, 28. A informação é da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), que aponta cerca de atos do funcionalismo municipal em cerca de 70 municípios do Estado.
Lista da Fetamce inclui Amontada, Apuiarés, Aratuba, Banabuiú, Barreira, Capistrano, Caririaçu, Catunda, Cedro, Choró, Chorozinho, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Hidrolândia, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Itaitinga, Iracema, Jaguaribara, Jardim, Novo Oriente, Orós, Palmácia, Pentecoste, Quixadá, São Benedito, Tarrafas, Tianguá, Tururu, Umirim e Uruburetama.
Segundo a Federação, lista aumenta “a todo instante” e é puxada por pedidos feitos por partidos políticos nos municípios. A ideia das manifestações é garantir adesão a atos contrários às reformas trabalhista e da previdência. A Fetamce destaca que mudanças na legislação atingem sobretudo os municípios, que possuem situação econômica mais frágil.
No Ceará, uma das primeiras prefeituras a decretar ponto facultativo foi a de Farias Brito, no Cariri. “O direito de greve é de titularidade dos trabalhadores, pois compete a eles decidir sobre a oportunidade e os interesses a serem defendidos (…) a greve é um direito social, previsto na Constituição”, diz decreto do prefeito José Maria Gomes Pereira (PCdoB).
Fonte: http://blog.opovo.com.br
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.