Dia do Cozinheiro é comemorado hoje no Brasil

Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta da sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.
Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão muito antiga e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder.
Cozinhar é uma arte. E hoje é o dia de parabenizar quem ama os prazeres da mesa e das panelas o suficiente para tornar isso sua profissão. O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio.
A data celebra o profissional que se dedica a preparar refeições deliciosas. Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha.
Os cozinheiros podem atuar em restaurantes, hospitais, empresas ou em escolas, que aliás possuem uma data comemorativa exclusiva - Dia do Merendeiro (a) Escolar, celebrado em 30 de Outubro.

Os cozinheiros não precisam ser grandes chefs ou trabalhar em algum lugar para ser reconhecido neste dia. O cozinheiro do lar, que faz as maravilhas que você come todos os dias em casa, também merece os parabéns pelo seu esforço e carinho ao preparar os pratos!
O setor gastronômico tem empregado milhares de trabalhadores e as grandes redes desse setor têm investido para que o mercado fique mais competitivo, o que amplia as oportunidades de trabalho para profissionais qualificados que estão em busca de uma chance.

Muito dos que estão entrando para área de gastronomia visam as Olimpíadas Rio 2016, o que vem para estimular o turismo e, consequentemente, o mercado gastronômico que se torna promissor. Mais de 100 mil vagas estao abertas para bares e restaurantes, sendo que dessas, 20 mil vagas são para cozinha, auxiliar de cozinha e cozinheiro nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 

A expansão de grandes redes de restaurante e o crescimento do número de franquias, assim como qualquer outro segmento de mercado, gera ofertas de empregos. Restaurantes como La Mole, Livorno, Rei do Mate, Viena, Parmê e Outback Steakhouse são exemplo de redes que têm grande demanda e estão sempre em busca de profissionais na área da alimentação.

Origem do Dia do Cozinheiro
Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Cozinheiro ser comemorado em 10 de maio. No entanto, um grande motivo para comemoração é a aprovação do Decreto de Lei nº 6.049, de 2005, do deputador Alex Canziani (PTB), que regulamenta e oficializa a profissão de cozinheiro no Brasil.
Fonte: http://www.acritica.net
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.