Cresce o número de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição sob.

Sábado dia 01.07.2017
Os debates sobre as mudanças na concessão de benefícios assustaram muitos trabalhadores que partiram para contar os anos de contribuição e, se possível, antecipar o pedido de aposentadoria. Os levantamentos mais recentes do INSS apontam que, nos últimos seis meses, a quantidade de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição aumentou em 36,30%.
Entre janeiro e maio deste ano, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebeu 618,4 mil requerimentos do benefício. A Superintendência Regional do INSS foi procurada para falar sobre o número de pedidos de aposentadoria, mas as informações não foram encaminhadas a este site.
De acordo com os dados oficiais do INSS em todo o Brasil, no mesmo período do ano passado (janeiro-maio), foram solicitadas 453,7 mil aposentadorias por tempo de contribuição. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e fornecidos ao Jornal Agora, de São Paulo. Ao todo, foram feitos 164,7 mil pedidos a mais em 2017.
Milhões de brasileiros estão temerosos que as novas regras da aposentadoria, se aprovada a reforma pela Câmara Federal e pelo Senado, os obriguem a contribuir por mais tempo, daí a corrida aos postos do INSS em busca de informações sobre o momento certo para entrar com o pedido do benefício.
O projeto de reforma da Previdência Social aumenta o tempo de contribuição para homens e mulheres se aposentarem, restringe a concessão de pensões e mexem, também, com os benefícios rurais. Com a crise política e o temor de deputados federais e senadores perderem popularidade se aprovarem a reforma previdenciária, o projeto enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional continua na gaveta.

CAMINHOS DA APOSENTADORIA

A discussão sobre a reforma da previdência abriu um cenário de dúvidas, incertezas e insegurança para os trabalhadores. Com o debate, surgem os canais para as pessoas tirarem dúvidas e, no Ceará, a cada sábado, das 7 às 8 horas, o jornalista Luzenor de Oliveira comanda o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria. O Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, e retransmitido, via satélite e pela internet, para outras 22 emissoras no Interior.
O espaço é dedicado exclusivamente aos trabalhadores que tem dúvidas na área da previdência social. Os advogados e professores Thiago Albuquerque, Paulo Bacelar e Rafael Castelo Branco são especialistas na área previdenciária e, cada sábado, se revezam para responder as perguntas e mensagens enviadas pelos ouvintes à produção do Jornal Alerta Geral.
O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria está no ar há oito anos e, ao longo desse período, mais de 15.000 perguntas e mensagens dos ouvintes foram respondidas. A cada sábado, a média é 55 perguntas e mensagens gravadas e registradas. Você pode acompanhar o alerta, também, pela internet no endereço redecearaagora.com.br.
Fonte: Ceará Agora
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.