AUDIC ENTREGA NOVA SEDE DA ESCOLA DOLORES PETROLA, EM ARNEIROZ, AO LADO DE CAMILO SANTANA


A inauguração das novas instalações da tradicional Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, no município de Arneiroz, foi realizada com a presença do governador Camilo Santana, na tarde dessa quinta-feira, 31.

A unidade recebeu aporte financeiro de R$ 4,6 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.

São seis salas de aula com capacidade para atender até 810 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite. Além disso, o equipamento dispõe de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva.

A solenidade contou com a participação do deputado Audic Mota, primeiro secretário da Assembléia Legislativa, ao lado de secretários, educadores e familiares da homenageada que dá nome ao novo prédio.

Mãe do educador e ex-reitor, Paulo Petrola, Dolores foi a primeira professora a lecionar no município. Inicialmente, em sua própria residência. Ela nasceu em 13 de Novembro de 1911 na Vila de Arneiroz, filha de Domingos Petrola e de Maria Jovelina Petrola. Ele descendente de um imigrante italiano, Antônio Petrola, que, vindo de Vibonati, província de Salerno, no Reino de Nápoles, estabeleceu-se na região e fundou uma vasta propriedade em curso do riacho Mucuim, praticamente da nascente à foz no rio Jaguaribe.

Do ano de 1924 em diante, Dolores fez seus estudos no Colégio da Imaculada Conceição, em Fortaleza. Habilitou-se para o magistério, no ano de 1933. Foi professora da escola mista de Arneiroz por mais de três décadas, quando então se aposentou.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.