Hoje segunda-feira 26 de Março é Dia do Cacau.

O Dia do Cacau é show! Quem gosta de chocolate certamente sabe que a sua produção vem do cacau. É uma fruta que possui origem na América do Sul, principalmente no Brasil. A árvore responsável para a produção desta fruta é o cacaueiro, que pode atingir até 6 metros de altura.

Para a fabricação do chocolate, é feita a moagem das amêndoas secas contidas no interior do cacau. Existem ainda outros produtos derivados desta fruta, como suco, geleia, sorvete e outros. O chocolate movimenta uma economia de cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, porém, os produtores do cacau recebem apenas 3,3% de toda a renda gerada.

Antigamente, a civilização Maia considerava o cacau como sendo uma fruta apimentada, e por isso, devia ser consumida com calma e elegância. A Amazônia foi o primeiro lugar no Brasil responsável pelo cultivo da fruta, em seguida foram os estados do Pará e da Bahia. 

A produção do país corresponde a cerca de 5% da mundial, e 95% do cacau do Brasil é produzido na Bahia. 

Dia do Cacau
O dia 26 de março é uma data comemorativa para os amantes do chocolate: é o Dia do Cacau, a fruta de onde sai o doce alimento que é idolatrado por tantos e tantos espalhados pelo mundo afora.

O cacau é uma fruta de especial importância para o desenvolvimento brasileiro, especialmente no sul da Bahia, região que deve ao cultivo do cacau o progresso alcançado, notadamente nas cidades de Ilhéus e Itabuna.

Tendo sua origem na América Central, o cacau era considerada uma planta divina. Segundo a lenda, o deus asteca Quetzalcóatl resolveru presentear os humanos com a semente de um fruto capaz de aliviar o cansaço, repondo as energias, e deu-lhes a semente do cacau.

Muito ligados à religiosidade, os astecas utilizavam a fruta para criar uma bebida amarga, que só podia ser tomada em taças feitas de ouro puro. Os responsáveis pelo cultivo e cuidados com o cacau sempre eram os sacerdotes, que só trabalhavam o cacau através de cerimônias religiosas.
Fonte: www.calendariobr.com.br
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.