Hoje 11 de Abril é Dia do Infectologista

No dia 11 de Abril é celebrado o Dia do Infectologista, profissional do ramo de saúde que é o médico responsável por pesquisar, diagnosticar, tratar e acompanhar doenças infecciosas e parasitárias. Essas doenças têm como origem os vírus, bactérias, fungos protozoários etc.

A data de 11 de Abril foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), na Assembleia Geral da SBI em novembro de 2005, quando foi realizado o XIV Congresso Brasileiro de Infectologia.

Essa data foi escolhida para homenagear a data de nascimento do Dr. Emílio Ribas, que foi um dos pioneiros na área de infectologia no Brasil.
Doenças Infecciosas e Parasitárias
Alguns exemplos de doenças que são diagnosticadas, pesquisadas e tratadas pelo profissional de infectologia são: Malária, HIV, Ebola, Dengue, que podem ter diversas origens, como bactérias e vírus, sendo transmitidas por infecções, através da água, de parasitas e outros.

Atuação do Infectologista
O médico infectologista tem um papel muito importante na medicina, pois trabalha com doenças que podem afetar milhares e milhões de pessoas, desenvolvendo tratamentos para casos em que os mais afetados acabam sendo os mais carentes, que sofrem com a Aids e o Ebola, por exemplo, além de prevenir reações em cadeia que poderiam gerar epidemias e pandemias.

O profissional dessa área pode atuar em até 4 áreas clínicas principais, são elas:
Diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, onde o mesmo tem como responsabilidade identificar pacientes com determinada doença infecciosa e propor o tratamento adequado para a mesma;
Imunizações: neste ramo o infectologista desenvolve vacinas ou remédios de imunização contra doenças infecciosas;
Aconselhamento sobre uso de antibióticos: sendo responsável por determinar qual o tipo de antibiótico deve ser utilizado para cada doença/bactéria, evitando que determinada bactéria se torne mais forte no organismo.
Controle de Infecção Hospitalar: neste caso o profissional atua para controlar possíveis infecções ocorridas em hospitais para evitar que doenças se espalhem e possam atingir outros pacientes. 

Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.