Hoje quinta-feira 19 de Abril é Dia do Indio.

História - Origem do Dia do Índio
O dia 19 de abril foi estabelecido oficialmente para homenagear os indígenas pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, atendendo propostas dos próprios líderes indígenas.

A instituição da data, no entanto, ocorreu anteriormente, no ano de 1940, quando o indigenista e explorador Marechal Cândido Rondon, um dos maiores defensores dos índios, propôs aos indígenas brasileiros que aderissem ao 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.

Os índios brasileiros, a princípio, evitaram participar, considerando que os homens brancos não aceitariam suas reivindicações, mas respeitando e conhecendo o Marechal Rondon, aceitaram a adesão em 19/04 do mesmo ano.
O congresso ocorrido no México gerou a criação do Instituto Indigenista Interamericano, cuja sede é ainda nesse país, e ainda hoje tem como função principal zelar e defender os direitos indígenas em toda a América. 
Desrespeito aos Costumes Indígenas 
Mesmo com os cuidados tomados por órgãos federais e ONGs, o que se vê muitas vezes é o desrespeito à causa indígena, com invasão de terras, cortes ilegais de madeira e apropriação dos recursos naturais, muitas vezes gerando conflitos entre os invasores e as tribos ainda remanescentes no nosso país.

Habitando as terras brasileiras desde milênios antes da chegada dos portugueses, os índios, ao longo do tempo, viram seu número cair de milhões de indivíduos a pouco mais de 150 mil pessoas, na metade do século XX, só voltando a aumentar a partir da década de 1980. Pelo censo de 2010, havia no Brasil cerca de 800 mil pessoas se declarando indígenas. 

Dia do Índio – 19 de abril
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril apenas no continente americano, e serve para fazer com que o povo desta região saiba da importância que os índios possuem na história de cada país. 

O Dia do Índio para a Educação Infantil
O Dia do Índio é  uma data em que as escolas e organizações governamentais e do terceiro setor procuram realizar eventos que prestigiem a cultura indígena brasileira. Nessa data são realizadas diversas atividades, promovendo exposições, reuniões e simpósios que criem a reflexão sobre a importância da preservação da cultura indígena, manutenção de terras pertencentes aos índios e o devido respeito às suas tradições culturais.  

As atividades realizadas durante o Dia do Índio na escola são muito importantes para mostrar às crianças não apenas quais os povos que originalmente habitaram nossas terras, como também a perceber que os costumes dos diversos povos são igualmente importantes e devem ser respeitados. Para isso, normalmente é feito um projeto para o Dia do Índio, que inclui atividades lúdicas como fazer máscaras, pintar o rosto, danças típicas e trabalhos de pesquisa sobre a cultura indígena.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.