Dia Mundial do Hemofílico é comemorado em cadeia internacional no dia 17 de Abril. A data foi escolhida porque foi nela que nasceu o fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel!
Seu nascimento se deu no ano de 1926 e logo se descobriu que ele era portador de hemofilia A grave. Por toda a sua vida Schnabel lutou de maneira destemida e incansável para que os hemofílicos de todo o planeta tivessem uma qualidade de vida melhor.
Seu exemplo de coragem e amor ao próximo nunca foi subestimado por aqueles que sofrem dessa terrível condição, assim como seus esforços para que houvessem estudos e pesquisas científicas mais aprofundadas a respeito do tema. Sua determinação e obstinação atravessou o Canadá e tocou hemofílicos espalhados por todo o globo.

Qual a origem dessa celebração?
Essa data ocorre com a intenção de lembrar aqueles que convivem durante toda a vida com a hemofilia, uma doença que tem como causa principal a ausência de proteínas bastante específicas no sangue de seus portadores, o que acaba prejudicando o processo de coagulação desses indivíduos, trazendo graves consequências para o cotidiano desses cidadãos, invariavelmente. Os sintomas de modo geral são sangramentos externos, internos e das mucosas do corpo no caso de qualquer tipo de impacto, desde o mais grave até o mais mínimo, mas em muitos momentos eles parecem ocorrer sem motivos aparentes. Cortes que ocorrem na pele também demoram muito mais para coagular no caso de um hemofílico do que para qualquer outra pessoa.

Não existe cura, de modo que o tratamento deve se dar até o fim da vida do portador. A ideia é repor o fator deficitário no organismo dos indivíduos que tem a doença para amenizar seus efeitos, normalmente feito através de transfusões sanguíneas constantes. Trata-se de uma doença de carga genética e hereditária.

O que é comemorado nesse dia?
A ideia do dia mundial dos hemofílicos não é a de comemoração, de festa, muito pelo contrário. Trata-se de uma data para a tomada de consciência, para a reflexão a respeito dessa doença tão grave, que já ceifou tantas vidas e que prejudica a de tantas pessoas espalhadas pelo planeta.

A proposta é utilizar essa data para levar ao público leigo esse tema, assim como cobrar das autoridades de cada Estado e também da sociedade civil como um todo atenção, respeito e cuidado com essa causa.

A Federação Mundial de Hemofilia tem muitos objetivos traçados, dentre os quais estão:
· Pedir o apoio das autoridades da área de sangue para que sejam alocados recursos financeiros, para que haja um programa que assista todos os portadores do mundo;
· Facilitar o acesso aos meios de diagnóstico e de tratamento, oferecendo a cada um deles uma equipe de especialistas variados, assim como medicamentos seguros e de qualidade, que não tragam mais complicadores para seus portadores, como doenças como hepatite e HIV, por exemplo;
· Informar a população sobre essa condição, desmistificando o assunto e banindo o preconceito;
· Melhorar como um todo a qualidade de vida de cada um dos hemofílicos; 

Em Tejuçuca! Posto de Saúde, não tem telefone na recepção e população reclama de falta de remédios.
Alôôô... É do Posto de saúde da sede? É não! Esse celular é meu, sou funcionária que trabalho aqui o Posto, mas diga o que a senhora deseja?

Na manhã desta segunda-feira (16/04) eu Rogilson Brandão estive no referido Posto de Saúde e vi que na recepção do Posto não um aparelho de telefone para atender a população! Agora é na recepção do Posto de Saúde da sede do município de Tejuçuoca que falta um aparelho de telefone fixo ou celular para atender e realizar a comunicação com a população do centro da cidade.

Antes falta um aparelho de telefone no Hospital do município, mas graças a Deus, após muitas reclamações o problema foi solucionado, agora falta resolver e instalar um aparelho de telefone para o Posto de Saúde da sede de Tejuçuoca.
Segundo as informações o Posto de Saúde citado, funciona de segunda a sexta-feira de 7:00 as 11:00hs da manhã e de 13:00 as 17:00 horas. No período noturno, funciona de segunda a quarta-feira até as 08:30min da noite. E quando a população deseja se comunicar para saber sobre consultas e horários de atendimento, as pessoas tem que pedir o numero do celular particular das atendentes do referido Posto.
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.