Hoje Sexta-feira 11 de Maio é Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

O telégrafo é conhecido como um sistema que transmite mensagens de uma localidade para outra, até mesmo em grandes distâncias. Para a transmissão usa-se códigos rápidos, confiáveis e de fácil entendimento.

Sua criação vem bem antes do telefone, nosso aparelho de comunicação atual.
O telégrafo foi criado no século XVIII para suprir a necessidade da transmissão de mensagens a longa distância.

O código principal utilizado e o mais popular foi o código Morse – o nome veio do criador, Samuel Morse. Seu surgimento aconteceu no mesmo período em que houve a criação do telégrafo elétrico – ocorrido na década de 1830.

O telégrafo, desse modo, durante os séculos XIX e XX, foi o principal método de comunicação para longas distâncias, sendo muito aproveitado pelos governos, indústrias e também para momentos de guerra – favorecendo as forças armadas de vários países.

Na primeira metade do século XX, a criação do telefone (e os avanços da tecnologia do modo que caminhamos hoje) foi afastando a popularidade do telégrafo e seu uso.

Dia da Integração do Telégrafo no Brasil é comemorado no dia 11 de maio.

Origem do Dia da Integração do Telégrafo no Brasil
A origem do Dia da Integração do Telégrafo no Brasil está associada com a primeira linha telegráfica construída no país, em 11 de maio de 1852.

A linha telegráfica foi iniciada a fim de trazer modernização para o país, bem como facilitar a comunicação entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, situado no Rio de Janeiro. Essa foi uma necessidade política importante na época para o Brasil, pois também servia para uma comunicação mais fácil entre os portugueses que chegavam ao Brasil com Portugal.

No final do século XIX, Cândido Mariano da Silva Rondon, popularmente conhecido como Marechal Rondon, acabou melhorando a linha telegráfica, fazendo com que o mesmo chegasse a outras províncias, tais como Pernambuco, Paraíba e Ceará. 
Fonte: www.calendariobr.com.br
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.