Ibope: Camilo lidera com 64% da preferência; General Theophilo tem 4%

Pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares e divulgada nesta quinta-feira (16), aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a sucessão estadual. Esta é a primeira pesquisa sobre a eleição no Ceará.  

Acompanhe:
Camilo Santana (PT) – 64%
General Theophilo (PSDB) – 4%
Ailton Lopes (Psol) – 2%
Hélio Góis (PSL) – 2%
Gonzaga (PSTU) – 2%
Mikaelton Carantino (PCO) – não pontuou
Brancos e nulos – 17%
Não sabem/não responderam – 9%

Votos válidos
Se forem considerados os votos válidos, Camilo Santana aparece com 86%, enquanto General Teophilho tem 6%. Ailton Lopes, Dr. Hélio Góis e Francisco Gonzaga possuem, cada um, 3% dos votos válidos.
Camilo Santana (PT) – 86%
General Theophilo (PSDB) – 6%
Ailton Lopes (Psol) – 3%
Hélio Góis (PSL) – 3%
Gonzaga (PSTU) – 3%

Mikaelton Carantino (PCO) – não pontuou
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Camilo Santana (PT): 22%
General Theophilo (PSDB): 1%
Hélio Góis (PSL): 0%
Ailton Lopes (Psol): 0%
Francisco Gonzaga (PSTU): – não pontuou
Mikaelton Carantino (PCO): – não pontuou
Brancos/nulos: 14%
Não sabe: 56%

Rejeição
Os candidatos que mais registraram rejeição na pesquisa do Ibope foram Ailton Lopes e General Teophilo, com 30% cada. Francisco Gonzaga é rejeitado por 29% dos entrevistados, enquanto Dr. Hélio Góis e Mikaelton Carantino possuem rejeição de 24%. O candidato petista, Camilo Santana, apresentou a menor rejeição, com 17%.

Ailton Lopes (Psol) – 30%
General Theophilo (PSDB) – 30%
Gonzaga (PSTU) – 29%
Hélio Góis (PSL) – 24%
Mikaelton Carantino (PCO) – 24%
Camilo Santana (PT) – 17%

Ficha Técnica
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 16 de outubro. Foram entrevistados 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número CE- 04197/2018.
Atualizada às 20h10 para acréscimo de informações
Fonte: www.politicacomk.com.br
Rogilson Brandão

Rogilson Brandão

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.